C'est super!

Falando francês no trabalho

Posted on: 17/09/2015

Os franceses são, normalmente, formais em relação à apresentações. Associam o gesto  de apertar as mãos (serrer la main) à fala. Pode-se dizer: « Enchanté », « Ravi de vous rencontrer ». Ou ainda, pode-se dizer seu próprio nome: « Bonjour, Pierre Martin ». 

 

mariebarreno.wordpress.com

mariebarreno.wordpress.com

 

Quando entrar em algum escritório, sala de reunião, sala de espera, elevador, é educado dizer « bonjour ». Em uma relação mais informal, chegando ao trabalho, por exemplo, podem usar também: « Bonjour, ça va? », acompanhado de um aperto de mão. 

Se a relação for mais próxima, os franceses também podem se cumprimentar com um beijo no rosto, é o famoso « faire la bise ». 

Outra questão importantíssima é o uso do « tu »e do « vous ». O uso do tu (« tutoiement ») está cada vez mais forte, assim como a utilização do primeiro nome (e não do sobrenome). As relações no mundo empresarial estão mais próximas, mas o ritual sempre depende do patrão e da cultura de cada empresa. A passagem do « vous » ao « tu » pode acontecer com a pergunta: « On pourrait se tutoyer maintenant? ». De modo geral, dizemos « vous » às pessoas que não conhecemos, a um superior hierárquico, à uma pessoa idosa. Atenção: o uso do primeiro nome (« prénom ») não é ligada ao uso do « tu »!

Quer aprender mais sobre essa língua incrível que é o francês? Dá uma olhadinha aqui no Frantastique! Curso de francês online com muito bom-humor!

2 Réponses to "Falando francês no trabalho"

A passagem do « tu » ao « vous » pode acontecer com a pergunta: « On pourrait se tutoyer maintenant? ».

Na verdade, seria:

A passagem do « vous » ao « tu » pode acontecer com a pergunta: « On pourrait se tutoyer maintenant? ».

Bjs

Bonjour Fabiana.

Merci pelo comentário, a inversão já foi desfeita 🙂

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l’aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s

wordpress hit counter
Follow C'est super! on WordPress.com

Instagram

O Filipe saiu do Brasil e acho seus caminhos no Québec. 🇨🇦 Ele não mora no castelo da foto, mas tem muita informação útil, histórias boas e paciência pra responder pela milionésima vez se lá não faz frio demais! 😂 Live no @eleonora_ribeiro no Instagram, esse sábado, às 14h. E sim, ele tem o sotaque do francês do Québec!!!
Não somos uma dupla sertaneja, então não vai rolar sofrência na nossa live no Instagram! ⏰ Sábado, às 14h, no meu perfil @eleonora_ribeiro Vai ser um bate-papo bem interessante, é só entrar! 🇨🇦
Marca na agenda: sábado agora, às 15h, no perfil @eleonora_ribeiro , vou fazer uma live com a Yasmin e ela vai falar de como está sendo morar e estudar em Paris! 🇫🇷 Ela está na Sorbonne e vai te contar como chegou lá!! 💪🏼 Espero você! Avisa aqueles amigos que estudam francês! Quem sabe eles não se animam e aí você se hospeda na casa deles na França?! 😂💙🤍❤️
Quem quer estudar francês levanta a mão!!!!!!! 🇫🇷🙋🏻‍♀️ Segunda turma começa em abril também. Mini-curso de 4 semanas, mini-turma (porque é aula de pronúncia, né?!) e um MEGA conteúdo. 💙🤍❤️ Mais informações: eleonoraribeiro@gmail.com
Uma coletânea de artigos publicados em revistas, sites e blogs. Textos que te levam para um passeio cultural, com um pouco de História, observações sobre a vida e os hábitos dos franceses, e um capítulo só sobre gastronomia. Enfim, um olhar apaixonado sobre esse país extraordinário que é a França. Ebook disponível na amazon.com.br
Marseille ❤️💙
Follow C'est super! on WordPress.com
%d blogueurs aiment cette page :