C'est super!

Futebol em Marselha

Posted on: 30/08/2014

 

Para muitos, Marselha faz pensar em futebol, mais especificamente, no time local: l’Olympique de Marseille. L’OM está no coração dos marselheses. Andando pela rua, percebe-se esse amor: são bares e lojas levando o símbolo do time e a frase “Droit au but” (direto ao gol). E muito azul claro e branco, as cores da equipe.

om5

Criado em 1889, o Olympique de Marseille é atualmente o time francês com mais títulos. Nove vezes campeão da França, ganhou 10 Copas da França, e um título da Liga dos Campeões.

DCIM100GOPRO

O estádio também é motivo de (muito orgulho), ainda mais agora que foi reformado. O Stade-Vélodrome, agora coberto, pode receber 60 mil torcedores. Fica pertinho da estação de metrô Rond-Point-du-Prado.

om

O torcedor marselhês não quer falar sobre o tempo, ele quer discutir sobre a diretoria do clube, sobre o jogador que está se saindo bem, sobre o que estão falando nos jornais, enfim…tudo é pretexto para comentários e análises.

om2

E os brasileiros são muito bem-quistos por aqui. Os turistas e os jogadores. No jogo de re-abertura do estádio (17/08/14), foram feitas duas belas homenagens. A primeira, com direito a vídeo emocionante no telão, foi para o jogador brasileiro que fez muito pelo time de Marselha e faleceu há pouco tempo, Fernandão.  A segunda homenagem foi para o Mozer, com direito a bandeira brasileira na torcida e faixa “Você foi o maior dos brasileiros!”.

om4

 

« Quand le virage se met à chanter,

c’est tout le stade qui va s’enflammer.

Il faut chanter, il faut chanter

et notre équipe va gagner

Allez, allez

Allez, allez l’OM allez!”

om3

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s

wordpress hit counter
Follow C'est super! on WordPress.com
Follow C'est super! on WordPress.com
%d blogueurs aiment cette page :