C'est super!

Le Monde destaca trajetória de cantora brasileira Aline de Lima

Posted on: 08/02/2012

O jornal francês dá destaque ao trabalho de autoprodução da cantora brasileira Aline de Lima, que acaba de lançar seu terceiro CD, « Marítima ». Maranhense, ela vive em Paris há quase 12 anos.

“É preciso uma determinação de leão”, conta Aline ao Monde a respeito de seu empenho em se autoproduzir. Misturando falta de opção, coragem e sorte, o jornal mostra a artista como um modelo inovador para resistir à crise mundial fonográfica. Ou seja, sem o apoio de uma gravadora.

O primeiro CD de Aline, “Arrebol” foi produzido pela Naïve, de Vinícius Cantuária, em Nova York, em 2005. Acompanhado de uma campanha de marketing, o álbum vende os esperados 16 mil exemplares. Já seu segundo trabalho, Açaí, produzido com o japonês Jun Miyake, rende 10 mil cópias. São números razoáveis, mas em tempos de crise do disco, as pequenas gravadoras não podem mais “desenvolver o potencial” de um artista, explica Aline. Isso levou ao fim da parceria com a Naïve, no ano passado.

Aline mergulha em crise existencial, mas logo outra porta se abre do acaso. Emocionado com a versão que ela faz da canção francesa “Septembre”, de Barbara, um fã entra em contato com Aline através do blog da cantora e lhe propõe financiar um novo projeto. Munida de seu “estúdio portátil”, composto por um velho computador, cabos, microfones e programas de mixagem e montagem, Aline produz “Marítima”, a um custo de aproximadamente 8 mil euros. A versão digital custa 8 euros em várias lojas virtuais de música.

A cantora também tem o desafio de fazer sua própria propaganda. Para isso, ela usa e abusa de redes sociais da Internet, como Twitter e Facebook. Os vídeos mais ou menos improvisados também estão disponíveis no Youtube e ganham adeptos.

Aline se diz orgulhosa de seu percurso e acha que pode ser um exemplo diante do momento de ruptura do meio musical. A receita, diz ela ao jornal Le Monde, é comandar todos os aspectos de sua obra, “como um pintor”. 

Source: RFI

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s

wordpress hit counter
Follow C'est super! on WordPress.com
Follow C'est super! on WordPress.com
Publicités
%d blogueurs aiment cette page :